Maioria dos alemães apoia o casamento gay, segundo nova pesquisa

eca6466b2440ffc1

“Os cidadãos estão prontos, Angela Merkel.”

Angela Merkel pode não apoiar o casamento gay – mas a maioria dos seus eleitores apoia, pelo menos é o que diz uma nova pesquisa.

Conduzida pela YouGov, a pesquisa revelou que 68% dos alemães apoiam a concessão do direito ao casamento civil para casais do mesmo sexo. 24% são absolutamente contra a ideia.

Oferecendo uma percepção sobre a posição política dos participantes, a pesquisa mostrou que, 87% dos que votaram no Partido Verde, apoiam o casamento gay.

Desde a introdução das parcerias civis, em 2001, o partido tem sido a força motriz por trás da discussão sobre a igualdade no casamento na Alemanha.

Simpatizantes dos social-democratas e do Partido de Esquerda, 14% e 18% respectivamente se mostraram contra à medida. 79% disseram apoiar.

Mas a maior surpresa, no entanto, foram os apoiadores da União Democrata Cristã, partido de Angela Merkel: 61% disseram que apoiariam a igualdade no casamento.

No verão passado, Merkel deixou bem claro qual era sua posição em relação ao casamento homoafetivo: “Para mim, pessoalmente, o casamento é entre um homem e uma mulher que vivem juntos. É esse o meu conceito, mas apoio as parcerias civis. Apoio não discriminarmos essas pessoas quando se trata de impostos e remover qualquer outro tipo de discriminação onde quer que nós a encontremos. Não quero discriminação, quero igualdade, mas marco uma diferença.”

Em contra partida, o parlamentar abertamente gay, Volker Beck, escreveu em sua página no Facebook: “Os cidadãos estão prontos, Sra Merkel: os mesmos direitos ao casamento para casais homossexuais.”

“Dois terços dos alemães dizem: Nós podemos fazer isso! Queremos isso!”

Em 18 de fevereiro, após iniciativa do Partido Verde, que forçou o governo a debater o assunto, o Bundestag realizará o primeiro debate sobre a concessão do casamento para todos.

RECORDANDO
Na Alemanha, desde 2001, existe por lei a possibilidade de uma união civil entre pessoas do mesmo sexo. Mas essa união, esse contrato, não é equivalente ao casamento heterossexual. Ela prevê uma série de direitos, como herança, fiscal e pecuniário. Mas, entre outras coisas, o casal gay não pode, por exemplo, adotar, como é permitido aos casais heterossexuais.

Fonte: GayStarNews
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s