“Gays não podem doar sangue?” Doutor Drauzio Varella responde em vídeo

drauzio

O Brasil integra uma lista de aproximadamente 50 países nos quais os homossexuais possuem restrições ou até são proibidos de doar sangue.

No Brasil, por normas do Ministério da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), homens que fazem sexo com outros homens (grupo conhecido por HSH) são impedidos de doar sangue por um período de 12 meses após a última relação sexual. De acordo com o governo, não há restrições a gays doarem sangue, mas sim aos HSH, o que na prática, dá no mesmo.

De acordo com o advogado Gustavo Bernardes, coordenador geral da organização Somos, os homens que tiverem seu sangue negado, devem levar essa “discriminação oficial” ao Ministério Público com o objetivo de questionar essa proibição.

– Isso é uma homofobia oficial. Em alguns Estados, o Ministério Público já entrou com ação contra a restrição. As pessoas precisam levar ao conhecimento do MP, porque [o veto] não se justifica mais do ponto de vista científico, e tem caráter moralista.

“Hoje, na primeira década do século 21 os homossexuais já não constituem grupo de risco na transmissão do HIV, vírus já tão difundido também entre heterossexuais.”

Para o Dr. Dráuzio Varella: “Esse conceito de grupos de risco ficou para trás, porque você pega um homossexual que tem um único parceiro, e que não está infectado, qual é a chance de ele pegar o vírus da AIDS? É zero. Você pega um outro que tem 10 parceiros, só que nenhum dos 10 está infectado, qual é a chance de ele pegar [AIDS]? Zero. E aí você pega uma mulher casada com um homem infectado. A chance dela é maior do que zero. Quem é grupo de risco aí?”.

—————————————————————————————————————————————

Fontes:  R7 – DrauzioVarella

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s