Brasil, Estado laico?

bancoImagemFotoAudiencia_AP_199840

Superior Tribunal de Justiça

Por: Julio Marinho

A resposta é sim, porém….. somente na teoria, porque na prática, não é bem isso o que vemos. Vejamos, segundo a Wikipédia, “a palavra laico é um adjetivo que significa uma atitude crítica e separadora da interferência da religião organizada na vida pública das sociedades contemporâneas. Politicamente podemos dividir os países em duas categorias, os laicos e não laicos, em que nos países politicamente laicos a religião não interfere diretamente na política, como é o caso dos países ocidentais em geral. Países não laicos são teocráticos, e a religião tem papel ativo na política e até mesmo constituição, como é o caso do Irã e do Vaticano, entre outros. Esta visão política está relacionada à laicidade e laicismo e ao secularismo.”

A partir disso podemos concluir que, na teoria o Brasil é uma Estado laico, mas na prática somos sim uma TEOCRACIA, já que segundo a mesma Wikipédia, “Teocracia é o sistema de governo em que as ações políticas, jurídicas e policiais são submetidas às normas de alguma religião.”

Ok, sei que vão achar que estou exagerando, mas a verdade é que, se ainda não somos, oficialmente, uma teocracia, mas estamos seguindo a passos largos para isso. O que temos visto ultimamente são mais e mais religiosos se infiltrando na política, com o intuito de impor suas crenças e impedir que nos tornemos realmente uma democracia. Com o que tenho visto, posso afirmar com todas a letras que, na prática, já somos uma teocracia, ainda que disfarçada. Com tantas conspirações e conluios, viveremos em breve sob o julgo de um TOTALITARISMO CRISTÃO.

Exagero de minha parte? Gostaria muito de acreditar que sim, mas basta ler os jornais, para ver que meu medo tem razão de ser.

Anúncios

2 comentários sobre “Brasil, Estado laico?

  1. Rapaz é um tema bastante complicado. O Brasil é laico isso é o que esta em nossa Constituição, porém em muitos casos polêmicos, quando essa laicidade deve ser empregada, vem a religião e se intromete, como nos casos de aborto, casamento homossexual, eutanásia, estudos com células embrionárias. Nunca há uma discussão de cunho laico, sempre se leva para o lado religioso do tipo: casal homossexual é contra as leis de dEus…

    Mas tem um lado bom nesse país (pelo menos tento ver isso como bom) é o caso do Brasil ser um país democrático. Nós é que devemos saber quem vamos colocar no poder, ninguém vê se o político é corrupto, ninguém vê se o político pertence a alguma vertente religiosa e qual é a sua vis]ao sobre tais assuntos…

    Só votamos se o político é famoso na mídia, se é amiguinho de tal político, se ele vai dar alguma coisa em troca pelo voto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s